Todos os posts de ALU201215158

Alunos Graduacao Jornalismo

As dificuldades de pedalar em Porto Alegre

Em um trânsito cada vez mais caótico e ciclovias com problemas, quem opta por usar a bicicleta na capital gaúcha enfrenta um cenário adverso.

DSC03618Andar de bicicleta em Porto Alegre pode ser encarado como um desafio. Já pensou desviar, todos os dias, de motoristas nervosos e estressados em um trânsito cada vez mais caótico? Ou então ter, depois de muito tempo de lutas e discussões, um local exclusivo para o uso de sua bike, mas ele ser utilizado, ou melhor dizendo invadido, por pessoas que não deveriam estar ali? Ou pior ainda ser encarado como um estorvo, algo que atrapalha a fluidez de nosso bom e velho trânsito planejado para nossos lindos e robustos veículos automotores? Os ciclistas da capital dos gaúchos enfrentam esses problemas todos os dias.

Texto e fotos: Anderson Aires
Jornalismo Ambiental / Manhã

De acordo com dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), somente no último ano (2013) ocorreram 230 acidentes envolvendo ciclistas em Porto Alegre, com nove vítimas fatais, quase o dobro de 2012 que teve cinco mortes. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), no primeiro trimestre deste ano 31 ciclistas morreram no estado do Rio Grande do Sul, o que da uma média, assustadora, de um ciclista morto a cada três dias no RS. Continue lendo As dificuldades de pedalar em Porto Alegre

A difícil busca por uma alimentação saudável

Consumidores buscando alimentos saudáveis na Feira ecológica do Bom Fim em Porto Alegre. Crédito: Anderson Aires

Em meio a uma agricultura que  se utiliza cada vez mais de agrotóxicos, a busca por alimentos livres desse veneno cresce entre os consumidores.

Textos e fotos: Anderson Aires / Colaboração: Jordana Pastro
Jornalismo Ambiental/Manhã

A busca por uma alimentação saudável é cada vez mais recorrente na rotina da população. Mas até que ponto isso é possível em um país considerado o líder no uso de agrotóxicos na agricultura, muitos deles proibidos em vários países desenvolvidos? Essa é uma das perguntas que cercam a indústria alimentícia brasileira.

O Brasil é um dos líderes mundiais no uso de agrotóxicos graças a uma falta de controle na fiscalização. Segundo os relatórios de 2011 e 2012 do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros apresentou resíduos de agrotóxicos em níveis impróprios para o consumo. Continue lendo A difícil busca por uma alimentação saudável