Os orgânicos na cooperativa Pão da Terra

Produtor rural José Mathias colhendo hortigranjeiros para levar às feiras ecológicas da cidade de Porto Alegre. – Crédito: Leilane Beck
A reportagem do blog de Jornalismo Ambiental da UniRitter visitou a produção de orgânicos de uma das famílias ligadas à Cooperativa Pão da Terra para conhecer de perto os alimentos vendidos nas feiras de Porto Alegre.

Por Leilane Beck
Jornalismo Ambiental – Campus Fapa / Manhã

O produtor rural José Mathias vende pão e legumes sem agrotóxicos na feira de alimentos orgânicos que acontece todas as quartas dentro da sede da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Durante entrevista concedida ao blog de Jornalismo Ambiental da UniRitter, ele convidou a reportagem para conhecer sua produção em Eldorado do Sul.

Na cooperativa Pão da Terra, o produtor apresentou sua produção dos alimentos orgânicos. Em uma casa de madeira, ele lava e trata os legumes para levar até as feiras orgânicas em Porto Alegre. Durante a vista da reportagem, um casal plantava alfaces com a mão enquanto José Mathias apresentava sua propriedade.

São mais de 40 qualidades de produtos. José Mathias conta com ajuda de mais três produtores, que não estavam presentes no dia da visita.

“Nosso dia a dia é preparar canteiro, preparar solo, fazer plantio, fazer colheita para as hortas, atender pessoas que vem para visitar também”, informa o produtor rural José Mathias, 49 anos.

José Mathias na estufa de produtos orgânicos vendidos na capital – Crédito: Leilane Beck

José Mathias sai com sua família de Eldorado do Sul para vender seus pães e legumes orgânicos nas feiras em Porto Alegre. Na conversa com plantador, ele explicou que não existe nenhuma ajuda no deslocamento dos agricultores até o local que acontece as feiras. Também, não ocorre ajuda nas compras das sementes para as plantações.

“De apoio direto, só tivemos quando financiamos um caminhãozinho, que nos ajuda a fazer o frete através do Banco do Brasil e também uma estufa dessas financiamos”, explica o produtor rural José Mathias, 49 anos.

Voltando para cooperativa Pão da Terra, a esposa do produtor rural, Marines Mathias, conta um pouco sobre sua história de vida. Eles fazem parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Chegamos aqui em Eldorado do Sul sem nada para trabalhar, nem água e comida tínhamos para sobreviver ”, diz Marines Mathias, 45 anos, fundadora da Cooperativa Pão da Terra. Ela também reclama da falta de apoio no deslocamento e com as sementes para as plantações.

“Tivemos acessos a créditos quando entrou o Lula e a Dilma, antes não tínhamos o que temos hoje, como nossa cooperativa”, relata Marines Matias.

Alimentação saudável

A agricultura orgânica é importante para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. “Os alimentos orgânicos, por não serem cultivados com nenhum tipo de agrotóxico, adubo químico, herbicida ou fungicidas, com certeza auxiliam na promoção da saúde de qualquer indivíduo, seja ele saudável ou com alguma enfermidade”, ressalta a nutricionista Bruna Santa Maria, 28 anos.

“A diferença para o paciente enfermo é que ele já está com o sistema imune debilitado, logo se ele selecionar a qualidade do alimento que ele ingere terá melhores resultados e também melhorará a sua qualidade de vida. Precisamos abrir menos embalagens e começar a descascar e cortar mais, ou seja, precisamos consumir mais alimentos saudáveis e ricos em nutrientes e deixar o modelo prático”, sugere a nutricionista Bruna Santa Maria.

Plantação de alimento orgânicos na cooperativa Pão da Terra na cidade de Eldorado do Sul. – Crédito: Leilane Beck

Feiras ecológicas

Feiras de alimentos orgânicos são realizadas em Porto Alegre desde o século passado. A primeira delas foi criada pela já extinta Cooperativa Ecológica Coolmeia. A Prefeitura informa que existem feiras ecológicas nas terças, quartas e sábados.

“Hoje temos diversas feiras orgânicas em Porto Alegre, em todo o estado são 34 feiras certificadas. O número de consumidores conscientes cresce exponencialmente”, diz Anselmo Kanaan, coordenador da feira orgânica do bairro Menino Deus.

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) desenvolveu uma ferramenta para mapear os locais de todas as feiras, cooperativas e associações do Brasil. O Mapa de Feiras Orgânicas tem o objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável.

A feira orgânica das quartas, no pátio da Secretária Estadual de Agricultura, pecuária e irrigação de Porto Alegre, localizada no bairro Menino Deus – Crédito: Leilane Beck

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *